Educação em Dor

Você sente dor? Saiba que a dor crônica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma preocupação importante e global do sistema de saúde.


Um artigo publicado no jornal El País, que você pode ler aqui, afirma que a dor impacta não só a vida de quem a sente, mas a de seus familiares e da sociedade.

Também sabe que a dor que uma pessoa diz sentir é real e precisa ser reconhecida e tratada.

O tratamento da dor é complexo e constitui uma tarefa de longo prazo que exige o envolvimento, tanto da pessoa que sente a dor, quanto dos profissionais de saúde, familiares e parceiros no trabalho, que, juntos, formam uma grande equipe para aliviar o sofrimento da pessoa e permitir que ela recupere o bem-estar, mesmo que tenha uma condição dolorosa.


Por isso, a educação em dor é reconhecida, recomendada e valorizada no campo da medicina da dor para maior eficácia do tratamento.


A educação em dor visa orientar a pessoa nos aspectos biopsicossocioespiritual da dor e capacitá-las para autogestão da dor e melhorar a qualidade de vida.


Nesse processo, oferecemos novos conhecimentos e habilidades sobre dor, avaliação e estratégias para reduzir o sofrimento e mudar o estilo de vida.