Mindfulness ou Atenção Plena

A – Curso Iniciando na atenção plena de coração para coração
É um treinamento elaborado para alcançar pessoas que desejam iniciar sua jornada no método da atenção plena. É especialmente útil para quem procura maneiras de lidar com o estresse e a ansiedade diária ou deseja aprender a se acalmar, ser menos reativo e ter mais flexibilidade diante dos desafios da vida. Formatado em 4 sessões de 60 minutos por semana on-line.

 
B – Programa de bem-estar baseado na atenção plena para pessoas com dor crônica
Esse programa de oito semanas de redução do estresse baseado na atenção plena foi criado por Jon Kabat-Zinn para ser aplicado no contexto da medicina ocidental, e tem sido uma das formas mais pesquisadas e indicadas para lidar com a dor. O programa nasceu para oferecer uma abordagem complementar aos pacientes com dor e estresse crônicos. Kabat-Zinn descobriu que os pacientes com dor crônica conseguem dar respostas mais adaptativas à sua experiência de dor, reduzindo o sofrimento quando são capazes de reconhecer a diferença entre sua reação emocional e social à dor e as sensações físicas.

 
A dor é uma experiência complexa causada por vários fatores, que podem levá-la a se tornar ou se manter crônica. A maneira como cada pessoa sente dor é única, pois é influenciada por fatores como sensações físicas, respostas emocionais a essas sensações e as consequências sociais dessas experiências.


A percepção da dor será influenciada pelas narrativas da história pessoal de dor (a dor sempre foi ignorada), o estado emocional (“estou triste porque não consigo trabalhar como antes”), crenças sobre a dor (“acho que a dor indica que tenho um problema mais grave”), expectativas (“e se eu não melhorar com os tratamentos”), o aspecto financeiro (não tenho como comprar os remédios) e os relacionamentos (“como não acreditam na minha dor, não quero mais ficar falando dela”).


A atenção plena pode ajudar a focar na experiência do momento, identificando a diferença entre cada experiência, e assim pode-se reduzir o sofrimento e a reatividade associadas à dor. A atenção plena também ajuda a desenvolver aceitação e experimentar alívio, conseguindo mais bem-estar em sua vida em meio à dor.
É importante ressaltar que a atenção plena não tem a pretensão de curar a dor, mas visa promover mais bem-estar. Ela tem o potencial de ajudar a ter menos medo quando lidar com o sofrimento e, assim, ter tempo para apreciar outros aspectos da sua vida que estão ofuscados pela dor.

MINDFULNESS